segunda-feira, 5 de março de 2012

Caraterísticas da Paralisia Cerebral

Dependendo da zona do cérebro que comporta a lesão e da extensão das lesões do sistema nervoso central, podem verificar-se uma ou mais das características seguintes na criança/jovem (Nielsen, 1999):

* espasmos,
* problemas a nível de tonicidade muscular;
* movimentos involuntários;
* problemas de postura e movimento;
* convulsões;
* anomalias no campo das sensações e da percepção;
* perturbações visuais;
* problemas na audição;
* problemas de linguagem e fala;
* deficiência mental.

De salientar que estas caraterísticas não têm obrigatoriamente de estar presentes na sua globalidade em todos os casos da paralisia cerebral. Em alguns casos apenas se pode verificar uma ligeira perturbação que poderá não ser detetada pelo docente.

PROBLEMAS ASSOCIADOS À PARALISIA CEREBRAL

Segundo a associação de Paralisia cerebral de Coimbra, para além das perturbações motoras, podem estar presentes na criança/jovem com paralisia cerebral outras perturbações como:
*      atraso cognitivo (pode estar associado, mas não é uma regra);
*      epilepsia;
*      dificuldades de aprendizagem;
*      défice de atenção;
*      perturbações nutricionais (comum nas formas tetraparéticas);
*      distúrbios psicológicos e comportamentais;
*       infeções respiratórias (comum nas formas tetraparéticas).

Esta associação menciona, que as alterações motoras da paralisia cerebral aumentam ainda, o risco de patologia ortopédica secundária.

1 comentário:

  1. Boa tarde!

    A Paralisia Cerebral tem associados vários problemas que devem ser conhecidos por nós, profissionais da educação, de forma a podermos acompanhar e intervir com as crianças e jovens que sofrem com este transtorno.
    Este blogue vai ao encontro, precisamente, desta necessidade, dando a conhecer o conceito, as características, a etiologia e a classificação da Paralisia Cerebral, de uma forma clara e fundamentada.
    Esta ferramenta é, por isso, uma boa base de trabalho para o momento em que se cruzarem no nosso caminho alunos cujo diagnóstico efectuado detecte uma paralisia deste tipo.

    Bom trabalho!

    Catarina Mangas
    Donzília Maia

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